A CATARATA é o processo de opacificação do cristalino, que é a lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da CATARATA, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.
O único tratamento eficaz para a CATARATA é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A CATARATA é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia.
Todo paciente com CATARATA possui indicação para fazer a CIRURGIA DE CATARATA. A técnica atual combina laser e facoemulsificação. O laser faz as incisões e rompe a catarata. A facoemulsificação remove a catarata. Em seguida, é implantada uma lente intraocular. Esta lente varia de pessoa a pessoa. Quem decidirá qual a melhor lente será o médico, juntamente com o paciente.
A cirurgia não necessita de internação. O paciente tem alta logo após o procedimento e pode voltar para sua casa. A cirurgia – na maioria dos casos – é feita apenas com colírios e uma sedação leve. O tempo da cirurgia em geral dura em média 20 minutos.
Cuidados após a cirurgia
Após a cirurgia de catarata, o paciente retorna para casa e tem a indicação de permanecer sentado em local confortável. Normalmente a visão retorna ao normal em poucas horas, e o paciente volta a suas atividades normais após poucos dias, não podendo praticar atividades de impacto ou que tenham risco de impacto, como esportes, exercícios físicos ou dirigir. Além disso, outros cuidados devem ser tomados com os olhos, como:
- Não esfregar
- Não coçar
- Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório
- Não realizar esforço físico.
Riscos da cirurgia de catarata
A maioria das cirurgias de catarata ocorre sem complicações, mas algumas podem ocorrer, entre elas:
- Sangramento
- Olho machucado ou roxo
- Vazamento pela incisão
- Infecção ou endoftalmite
- Inflamação
- Glaucoma
- Astigmatismo pronunciado
- Descolamento de retina
- Laceração da cápsula posterior
- Deslocamento da lente intraocular.
Meses após a realização da cirurgia de catarata, pode ocorrer:
- Edema macular cistoide
- Catarata secundária.
Consulte seu oftalmologista.
IOP Parauapebas-PA (94) 98165-1211
IOC Canaã dos Carajás-PA (94) 99192-1339
Há 20 anos cuidando bem da sua visão.