A RETINA é um tecido muito sensível à luz, que  recobre a parede interna do olho, tal qual um papel de parede cobre as paredes de uma sala. Ela funciona como um filme de uma máquina fotográfica, captando a luz que é transformada em imagem no cérebro.

Quando ocorre o DESCOLAMENTO DE RETINA?

DESCOLAMENTO DE RETINA é uma séria doença ocular, que afeta mais freqüentemente adultos e pessoas idosas. É mais comum em pessoas míopes ou aquelas que tem historia familiar do problema. Pode ocorrer, também, após traumatismo ocular. Se não for tratado precocemente ocorrerá perda total da visão.

Por que ocorre o DESCOLAMENTO DA RETINA?

A maioria dos casos de DESCOLAMENTO DE RETINA é causada pela presença de um ou mais buracos na retina. Com o envelhecimento da pessoa, pode haver um afinamento de algumas áreas da retina.  Junto a isso ocorre a contração do vítreo, provocando tração sobre a retina e, consequentemente, o aparecimento dos buracos.

Como a gente percebe o DESCOLAMENTO DA RETINA?

Uma retina descolada não pode ser observada na parte externa do olho. Portanto, se os sintomas aparecerem, um oftalmologista com especialização em retina, deve examinar o paciente o mais breve possível. O oftalmologista examina o interior do olho com um aparelho chamado  oftalmoscópio binocular indireto, podendo utilizar, também, a ecografia.

Como é feito o tratamento?

Se a retina apresenta um buraco e ainda não ocorreu descolamento, este pode ser evitado com fotocoagulação a laser. Uma vez que a retina descolou, é preciso, então, uma cirurgia.

Como são as cirurgias?

A cirurgia é feita com anestesia local e o objetivo é pressionar a parede do olho contra os buracos na retina, fazendo com que todos os tecidos permaneçam juntos, até o desenvolvimento de uma cicatriz sobre o buraco. Uma cinta de silicone é colocada na região externa do olho fazendo uma pequena pressão sobre da parede ocular contra a retina. Em casos mais complexos é necessário usar uma técnica chamada vitrectomia. Esta operação corta o vítreo que está puxando a retina, removendo-o do olho.

O que é a Proliferação Vítreo-retiniana?

É uma complicação que pode ocorrer mesmo antes da operação. Geralmente, está associada à presença de grandes buracos na retina ou descolamentos de retina antigos. Sua ocorrência piora o prognóstico cirúrgico.


Consulte seu oftalmologista.
IOP Parauapebas-PA (94) 98165-1211
IOC Canaã dos Carajás-PA (94) 99192-1339
Há 20 anos cuidando bem da sua visão.